Nota Oficial Conjunta do SINCOMERCIO e SINCOMERCIÁRIOS sobre o Covid-19 - Coronavírus

Tendo em vista o compromisso do Sindicato dos Empregados no Comércio de Americana, Nova Odessa e Cosmópolis (SINCOMERCIÁRIOS) e do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana e Região (SINCOMERCIO), visando a segurança e a saúde dos empregados, empregadores e do público em geral, da cidade de Americana e Nova Odessa, ante a propagação do CORONA VÍRUS (COVID-19), e, diante da urgência de adoção de ações e medidas de prevenção para conter a propagação do referido vírus, bem como preservar a manutenção dos empregos e a saúde das empresas, as entidades sindicais acima decidem expedir a presente nota conjunta, orientando as empresas aos seguintes procedimentos:

1. Entendemos que não há motivo para pânico generalizado, até porque nenhuma outra categoria paralisou suas atividades as exercendo normalmente observando as regras básicas de higiene;
  2. O comparecimento as unidades de saúde neste momento devem ser evitados, em caso de apresentação dos sintomas do COVID-19 proceda triagem virtual através do Aplicativo CORONA VÍRUS SUS e somente após indicação procure um hospital, evitando congestionar a rede hospitalar e se colocar em risco de contaminação. Contamos com o bom senso de todos para que consigamos minar a propagação do vírus;
  3. Aos trabalhadores em quarentena, devidamente atestado por autoridade médica, aplica-se o disposto na Lei 13.979/20, artigo 3°, § 3°, sendo que o empregador será responsável pelo pagamento dos 15 primeiros dias, e os demais posteriores são de responsabilidade do INSS;
  4. O empregado deverá apresentar o atestado ao empregador de imediato através dos meios eletrônicos (e-mail ou whatsapp), para evitar contato fisico, e apresentará o original quando retomar ao trabalho;
  5. Aos empregadores em geral, oferecer absoluta condição de higiene especialmente disponibilizando álcool em gel até que as autoridades sanitárias firmem outra posição, inclusive tendo a opção de criar escala com liberação do trabalho aos empregados mais vulneráveis: acima de 60 anos, asmáticos, cardíacos, fumantes, diabéticos e outras doenças debilitantes;
  6. As entidades representantes das categorias econômica e profissional estão empenhadas em minimizar os impactos dessa pandemia, inclusive estudando a possibilidade de aditamento a Convenção Coletiva de Trabalho regulamentando as relações de emprego neste período de crise.

Estamos atentos a todas as informações e se necessário tomaremos novas diretrizes. Unidos superaremos mais esse momento atípico.

MARCOS ANTONIO AVANSINI

Presidente SINCOMERCIÁRIOS