Dia do comerciário 2022

Foi através dessas organizações que no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato, marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. O 30 de outubro também ficou marcado como o “Dia do Comerciário”  e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que completou 72 anos de existência e luta, mantém viva a tradição de comemorar esta importante data. Na última semana de outubro, a diretoria presta homenagem aos associados com uma série de eventos e, nos últimos anos, tem acontecido na Câmara Municipal uma sessão solene em comemoração ao Dia do Comerciário que, graças a um projeto do vereador Antônio Goulart, já faz parte do calendário festivo da cidade.  

O espírito de luta e a determinação daqueles companheiros comerciários - que foram os primeiros a se indignarem contra a exploração dos patrões-, através de gerações, vem inspirando e renovando a luta dos trabalhadores comerciários em busca de novas conquistas, maiores salários e por melhores condições de trabalho e de vida.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de São Paulo

 

← Voltar para notícias